Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/11/18 às 19h58 - Atualizado em 5/12/18 às 13h39

HCB comemora aniversário com novas pesquisas e homenagens aos voluntários

 

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar chega aos 7 anos de funcionamento com 3 milhões de Atendimentos, economia de R$ 8 milhões nos gastos previstos e, neste ano comemora o saldo de caixa de R$ 3 milhões de economia com a renegociação com os fornecedores no processo de pós- licitação.

Os números foram apresentados hoje(23/11) pelo Diretor Presidente do ICIPE, Newton Alarcão, na comemoração do aniversário do HCB, Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Alarcão comemorou os resultados numa cerimônia que reuniu diretores e funcionários do Hospital , políticos, jornalistas e voluntários que apoiam o projeto.

 

O governador Rodrigo Rollemberg, a colaboradora Márcia Rollemberg e a secretária da Sedestmidh, Ilda Peliz, idealizadora do Projeto de atendimento do HCB, foram homenageados juntamente com outras 18 autoridades.
Ilda Peliz, voluntária e quando presidente da Abrace- com o Fundo criado por pais de pacientes- viabilizou a construção da primeira Ala do Hospital do Câncer Infantil.

 

Os pacientes Gabriel Eduardo de Barros e a amiga Paola escreveram uma carta de agradecimento aos apoiadores do Hospital e entregaram flores aos homenageados.

 

Em junho deste ano foi inaugurada a II Ala e entregues 70 novos leitos de alta complexidade e na data, o HCB recebeu a certificação da Organização Nacional de Acreditação, ONA, depois de passar pelo crivo do Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes), pela segurança na qualidade do tratamento ao câncer infantil.Um reconhecimento que torna o HCB, modelo de tratamento para o Câncer infantil.

Foi o primeiro hospital pediátrico do Centro-Oeste a receber esse reconhecimento. O médico Jair Yamamoto, não escondia a satisfação quando ouvia referências à qualidade do atendimento” É a melhor assistência à criança, no Brasil. Um orgulho nosso pelos gestores, exemplo de rigor, transparência e comprometimento”, comentava o médico do trabalho.

” Aquí, é a referência de serviço público que eu sonho para meu país. Esse é o serviço público que nós queremos; de qualidade, onde os pacientes chegam satisfeitos e os trabalhadores estejam satisfeitos”, discursou o governador Rollemberg. Ao cumprimentar os voluntários, grande número que trabalha para o hospital, se habilitou também a ser um voluntário quando deixar o governo.

“Foi difícil conter a emoção ao visitar a expansão do Hospital da Criança, na Ala que recebe as crianças do Hospital de Base, disse Rollemberg.

 

Ilda Peliz, foi citada no discurso do governador como exemplo e, “pelo carinho como abraça o hospital”. Ele lembrou que ao convidá-la para assumir a SEDESTMIDH ouviu de Ilda Peliz que, “só aceitaria porque sentia-se devedora pelo fato do governador ter apoiado a construção do Bloco II do Hospital.”

 

Jair Evangelista, pediatra e presidente do Conselho de Administração do ICIPE, Instituto gestor, lembrou que “em hospitais gerais, de onde veio, a criança era tratada como adulto pequeno, hoje, com o tratamento no Hospital da Criança ela é tratada como uma criança de fato” e, concluiu o discurso com uma frase do memorável pediatra de Brasília, falecido este ano, Dr Morem; “construir o futuro é saber utilizar as pedras lapidadas no passado.”

 

O Hospital da Criança, teve uma festa de gente grande, incluiu também no calendário o I Congresso Brasileiro da Criança em Condições Complexas de Saúde, com 30 pesquisadores de referência da UNICAMP, do Hospità San Joan de Deu da Espanha, Barcelona, e do Internacional Center for Evidence in Disability, de Londres.

 

Por Claudia Miani