Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/11/18 às 15h43 - Atualizado em 7/11/18 às 10h45

PARCEIRA DA SEDESTMIDH PODE SER REFERÊNCIA EM PROJETOS INOVADORES NO ENSINO ESPECIAL

 

A secretária de Estado da SEDESTMIDH, Ilda Peliz reservou a agenda da manhã desta quinta-feira, (1/11) para visitar a Associação Pestalozzi , no Setor de Clubes Esportivo Sul. A Instituição é  parceira,  sobrevive do repasse  mensal de R$ 112.000,00 e da doação espontânea  de colaboradores. Mantém 135 alunos  das 8h às 17h com aulas diárias e, no contra turno, participam de  oficinas de tapeçaria, fabricação de bolsas, arranjos de garrafas pets e outros materiais recicláveis. Eles também aprendem o cultivo de plantas e verduras.

Ilda Peliz disse que estava gratificada por acompanhar o trabalho da instituição e chamou a atenção para a importância das parcerias com as OSCs. ” O governo não consegue realizar tudo sem o apoio da comunidade e dessas Ongs de referência”, disse a secretária, uma grande incentivadora dessas parcerias.

 

Os alunos de todas as idades, são acompanhados também em ambulatórios de odontologia, psicologia e praticam esportes em oficinas especiais, atividades  que começam a ser implantadas em Brasília, como projeto piloto  de esportes adaptados. Os alunos vão  aprender a práticar Vela- adapatada, nas instalações do Clube da Marinha, orientados por instrutores profissionais.

O Tenis de  Campo e o Basquetebol, já são ministrados por atletas de destaque em Brasília, grandes incentivdores, como a tenista Claudia Chabalgoity

 

A Coordenadora de Projetos da Pestalozzi, Ana Beatriz Goldstein, adiantou que nesta próxima próxima quarta-feira,(7/11)   será inaugurado o Núcleo de Práticas Terapêuticas  e assinado um Termo de Cooperação Técnica com o  Instituto de Pesquisas  e Inovação , do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A Pestalozzi será um polo de pesquisa, poderá atender  às  demais Associações e, em parceria,  desenvolver pesquisas sobre os  tratamentos  desenvolvidos  junto aos pacientes de  Ensino Especial.

A Pestalozzi de Brasília, já desponta no cenário da Educação Especial,  pelas ações inovadoras, e agora, com essa cooperação há uma grande expectativa, de  se tornar uma referência nacional dentro das políticas públicas de Assistência ao Aluno Especial.

 

Por, Claudia Miani.